O PODER DA COMUNICAÇÃO
O PODER DA COMUNICAÇÃO

Que a comunicação é primordial, na vida particular e no mundo corporativo, não há a menor dúvida. A capacidade de expressar ideias e mobilizar outras pessoas é essencial para construir relacionamentos, educar filhos, formar equipes, superar concorrentes. Será que estamos comunicando corretamente nesse mundo VUCA, nessa correria do dia a dia, com uma necessidade rápida de atingimento de metas, sonhos e objetivos?

Saber se comunicar, no entanto nem sempre é tarefa fácil; é preciso observação, discernimento, consenso para comunicar o que é preciso ser dito da maneira correta e no momento oportuno, respeitando o outro, as suas limitações, porque nem sempre o que comunicamos ou o que queremos comunicar vai chegar ao outro da maneira e na velocidade com a qual esperamos.

Daí em uma palavra importante “o respeito”, pois muitas vezes dependendo da forma que a comunicação é passada ou recebida, no momento, na circunstância algumas vezes ela vem e vai em um tom de desrespeito. Estou percebendo em bate papos com outros colegas, empresas e instituições que haverá em certo momento a necessidade de resgatar princípios e valores de infância, de educação para reestabelecer níveis de comunicação saudáveis.

Receber um não ou não aceitar uma opinião ou não concordar com um ponto de vista não pode ser traduzido como arrogância, indiferenças, desprezo ou qualquer outra palavra que traga o conflito e distância.

Por isso coloco e resgato alguns conceitos importantes do tema comunicação. Comunicar não é só a comunicação verbal, mas a não verbal, que vai além da escrita, ou do próprio diálogo, mas do toque, do olhardos gestos faciais e corporais, do sorriso, do abraço, do respeito, da empatia, saber ouvir e escutar, também são importantes e muitas vezes mais eficazes do que meras palavras.

Quando trazemos a um ambiente corporativo podemos entender que é ela que dará o elo entre as equipes, as relações, a forma como as ações serão colocadas em prática. O elo com as equipes e pessoas não é apenas a transmissão de mensagens mas, é o entendimento dessas mensagens.

A comunicação não tem princípio e fim bem definidos porque os atos comunicativos são parcialmente indetermináveis e, de algum modo, infinitas. O ato comunicacional é precisamente um processo que implica uma interação social e cognitiva. Por tanto, pode-se falar de formas de comunicação humana:

Comunicação Intrapessoal

A comunicação intrapessoal é produzida para darem sentido a nossa própria existência; para refletir sobre os outros, o mundo e elas mesmas, normalmente em ordem a aperfeiçoar o seu papel social nas interações que estabelecem com os outros, nos relacionamentos, nas comunidades e na sociedade de que fazem parte, mas também para desenvolverem ideias sobre elas próprias e para avaliarem e darem sentido às suas experiências.

O processo se estabelece com por um indivíduo consigo mesmo por meio de mecanismos conscientes (pensamentos, planos...) ou inconscientes (sonhos).

A comunicação Interpessoal

Se produz entre dois indivíduos dentro de um pequeno grupo não formal de indivíduos ou entre pequenos grupos informais de indivíduos. A comunicação interpessoal se estabelece entre duas pessoas e consiste na exteriorização dos pensamentos, representando a unidade social básica da organização, o que permite o desenvolvimento das relações humanas. Surge quando se intercambiam com outros informação, intenções, significados, desejos, emoções, entre outros, para sugerir, mandar, responder, perguntar, e assim por diante.

Comunicação Grupal

Geralmente é realizada no seio de grupos "formais" de média ou grande dimensão. Não dos grupos grandes, como organizações, mas sim de pequenos grupos, como as famílias, grupos de amigos ou pequenas associações.

Usualmente, os grupos mantêm uma relação interpessoal direta de comunicação, cujos comportamentos estão determinados pelas personalidades ou roles que desempenham dentro.

Comunicação Organizacional

A comunicação também está intimamente relacionada com algumas funções administrativas das organizações, como as atividades de planejamento, organização, direção e controle, pois estabelece as relações de entendimento para que as pessoas possam interagir como grupos organizados, de forma que permita atingir objetivos predeterminados. Uma organização não é um sistema isolado. Tem de comunicar com o exterior para sobreviver. Mas a sobrevivência da organização depende também da capacidade que demonstre de animar as pessoas a comunicar eficientemente dentro dela própria.

Na comunicação interna devem-se coordenar as atividades, e devem obter-se as informações necessárias ao desempenho das organizações para atingir os objetivos estabelecidos; e devem finalmente saber quem e o que comunicar. A comunicação interna diz, essencialmente, respeito a estas realidades, devendo ser, tanto quanto possível, planificada, para se evitarem distorções, que podem estragar o clima interno e criar uma cultura organizacional desmotivadora.

Algumas dicas para uma reflexão de como a comunicação pode ser melhorada em nosso dia a dia.

Acredite no seu colega

·        A confiança é essencial para uma comunicação eficaz e produtiva;

Seja Transparente em seu ponto de vista

·        Isso faz toda a diferença, já que muitas vezes questionamos os resultados mas, na verdade, não deixamos claro o que desejamos.

O Corpo Fala

·        Os olhos são canais importantíssimos na comunicação. Olhar para baixo ou para o lado enquanto fala pode demonstrar timidez e insegurança.

·        Os ombros abertos passam a ideia de troca, ou seja, abertura tanto para falar quanto para ouvir o outro.

·        Dica, leiam o livro o corpo fala, tem várias dicas de expressão.

Quando pedir ajuda, sempre use “por favor”

·        Muitas vezes pedimos algo mas não nos comunicamos adequadamente, o que acaba passando a ideia de que estamos dando ordens para o outro. O uso do ‘por favor’ é uma ótima maneira de equilibrar essa sensação. Aproveite também e use as palavrinhas mágicas do dia a dia como Bom Dia, Boa Tarde, Obrigado, com Licença, empresa seja palavras básicas hoje parece que as pessoas esqueçam.

Seja objetivo 

·        Objetividade é fundamental, e mostra que você sabe o que quer. Sabe aquelas conversas longas, aquelas reuniões demoradas que no final ninguém sai com nada concreto, na verdade acaba só atrapalhando.

·        Se tiver pressa no cumprimento de algum prazo, deixe isso muito claro.

·        Se quer algo com rapidez, determine dia e hora. Especificar um deadline traz responsabilidade.

Procure ser justo e, sempre que for o caso, elogie o trabalho do colega ou funcionário

·        Todo mundo gosta de reconhecimento. É comum que bons funcionários peçam demissão, mesmo com bons salários, por falta de estímulo.

·        Quando precisar motivar a equipe, use um tom alegre. O conteúdo precisa estar em harmonia com a forma. Para motivar uma equipe é fundamental que a voz tenha congruência com o resultado esperado.

Quando cometer falhas, assuma e peça desculpas

·        É importante demonstrar humildade diante de um erro.

·        Mesmo que não concorde, escute sempre as observações sobre você ou sobre o seu trabalho

·        Saber ouvir é tão importante quanto saber falar. Reagir pode nos impedir de tirar o melhor dos feedbacks recebidos.

Empatia

·        Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

·        Tenha empatia pelas pessoas e tente construir relações verdadeiras mesmo que não seja duradora mas que seja de respeito.

Será que estamos comunicando corretamente nesse mundo VUCA, nessa correria do dia a dia, com uma necessidade rápida de atingimento de metas, sonhos e objetivos? Vocês perceberam nestas últimas eleições a quantidade de conflitos e indiferenças causados por uma comunicação falha e disruptiva, afetando as relações humanas, o clima organizacional, o respeito, a construção de boas relações entre outros pontos.  

Lenilton Jordão